Mostrando postagens com marcador Viagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Viagem. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O que eu levo na minha bolsa de mão ao viajar?

Oi gente, tudo bem?

Voltei de viagem nesse fim de semana e já to com alguns posts planejados para falar sobre ela. Mas hoje eu decidi pegar um pouco da minha experiência em vôos de avião e fiz um mini-checklist com as coisas que eu levo comigo na bolsa de mão.

Obviamente, cada um leva aquilo que é mais importante pra si, mas eu decidi postar aqui a versão básica do meu para ajudar vocês. O checklist foi feito pensando em viagens mais longas e internacionais, claro que é possível adaptá-lo para vôos mais curtos, vai de cada um.

Então vamos ao tal checklist? Abaixo dele eu vou explicar o motivo de alguns itens e mudanças que você pode fazer ao seu gosto.


Toda companhia aérea instrui que itens de valor, dinheiro e documentos tem que viajar com você, pois eles não se responsabilizam e também é mais seguro, né gente? Eletrônicos seguem a mesma regra. Eu sempre tento levar os carregadores juntos para o caso de um vôo atrasar e eu continuar tendo bateria para ler, ver um filme ou só ouvir música. Hoje em dia alguns aviões já tem aceso de tomadas, o que salva vidas. O adaptador de tomada só é necessário em viagens internacionais (nos Estados Unidos, por exemplo, a tomada é aquela de dois pinos retos).

A troca de roupa depois dessa minha última viagem se tornou obrigatória tanto pra ida quanto pra volta (ainda mais se tiver conexões), vôos podem ser cancelados, atrasados e malas perdidas. Então, é uma boa levar pelo menos algumas peças. Como eu sempre viajo de calça, eu gosto de levar uma troca de roupa íntima, meias (se eu estiver de tênis) e uma camiseta extra. São coisas pequenas e que podem ser encaixadas em qualquer cantinho. O par de meia quentinho é pra usar no vôo e dormir confortável, na medida do possível. O casaco é pensando na diferença de estações e também no ar condicionado do avião (e porque eu não gosto do cobertor que eles dão, alguns me deixam com alergia).

Band-aids eu sempre carrego, eu vivo me machucando, então ta sempre comigo. E eu adoro tipos diferentes, vai entender.

Chicletes e balas para aquele possível "gosto de dormido" (pra falar fofinho) que um vôo longo deixa na mais digna das criaturas. E o biscoitinho ou outro lanchinho para os aeroportos caros do nosso país. Ou até pra quando chegar e ficar com fome e não ter que comer no primeiro lugar que vê e acabar se arrependendo.

Cosméticos com menos de 100 mL apenas para os líquidos ou cremosos. Sprays eu sempre evito levar (desodorante, shampoo à seco ou qual for o caso). Se você é das que gosta de estar maquiada ou quer chegar arrumadinha pode levar batons e produtos em pó à vontade. Eu não sou de levar maquiagem, mas gosto de levar um hidratante labial, creme para as mãos e álcool gel (sou desastrada e já me sujei de molho de salada e fiquei sentada no avião sentindo minhas mãos nojentas até conseguir ir no banheiro, nunca mais), uma lixa de unha, alicate eu não levo com medo de jogarem fora por ser cortante. Ainda vou fazer aquele post de O que tem na minha necessaire, e já aviso que é muita coisa.

Espero que essa lista ajude vocês a terem uma ideia do que levarem na próxima viagem. Nem sempre eu levo tudo isso, mas essa aí é minha lista ideal. Qualquer dúvida podem deixar nos comentários e em breve teremos mais e mais posts com tópicos voltados para viagens.

E você, o que leva na sua bolsa de mão? Me conta que eu vou adorar saber e incrementar na minha.

x.o.x.o

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Medos e receios do Intercâmbio

Oi, tudo bem?

Esse post já ta em produção tem um tempo, queria manter postando na sexta sobre intercâmbio, mas essa semana vai ser diferente, ta? Espero que gostem.

A ideia desse post veio durante uma conversa com meu namorado (Obrigada, amor!) e muitas vezes quando eu converso sobre intercâmbio com as pessoas elas dizem que eu sou muito corajosa e que elas não seriam capazes de fazer o mesmo que eu. E para mim isso é algo estranho a se pensar, pois fazer um intercâmbio sempre foi um sonho então não necessitou de tanta coragem assim. Foi mais vontade de realizar, de me transformar, reformular a minha vida.
Esse post não é muito um guia, é mais uma conversa e quem sabe o empurrãozinho necessário?

Muitas pessoas tem a mania (sim, mania) de colocar barreiras e obstáculos para tudo, principalmente para realizar sonhos. Mas pensa comigo, do que adianta se impedir, se privar, o que você vai ganhar? Provavelmente, um grande arrependimento. E hoje eu venho aqui para contornar todos esses obstáculos que você ta impondo no caminho do seu sonho! Se você realmente quer fazer algo, corra atrás, não deixe o medo te impedir e nem aqueles "e se?"

Meu intercâmbio me ensinou isso

"E se eu sentir muita saudade de casa?"

Se você não sentir tem algo errado. Sentir saudades é normal, na minha opinião é o sentimento que movimenta as pessoas. Se faz falta é porque importa. Sua família importa, seus amigos importam. Sim, no começo é assustador, você percebe o tamanho do mundo e o quão insignificante a gente é no meio de tanta gente, mas essa sensação passa. Você começa a conhecer pessoas e lugares que você nunca conheceria se não tivesse saído da sua zona do conforto. Nesse post aqui eu falei brevemente sobre o meu diário de viagem e que ele tinha recadinhos dos meus amigos e familiares e cara, foi isso que me manteve sã alguns dias. Escrever nesse diário nos dias ruins também ajudava, quando a saudade ficava maior que tudo, colocar os sentimentos no papel e até chorar um pouco aliviava. Não seja uma dessas pessoas que vai sofrer no facebook, ainda mais quando você ta em outro país, não traz nada de bom. Sua família e amigos ficam preocupados e outras pessoas ficam julgando que você invés de curtir ta sofrendo, vi situações assim acontecerem e não fez bem nenhum pra saudade de quem escreveu. Hoje eu olho pra trás e sabe do que eu sinto falta? Da minha vida lá, de não ter feito mais do que fiz, de não ter tirado mais fotos, sinto falta de como eu me sentia feliz, independente e livre.


"E se eu não me der bem com a família/colegas de casa?"

Algumas pessoas optam por morar em casa de família (tipo eu), outras vão morar em apartamentos com outros estudantes, mas pelo menos na minha escola você pelo menos passava um mês na casa de família. Se você não se deu bem com a família, não se sinta mal de procurar alguém (ou da sua escola ou que arrumou o seu programa) para mudar de casa. Ou se você não quiser sair da casa que você está, sinta-se livre para conversar com a família sobre o que te incomoda. Alguns dias eu tive dores de cabeça com a minha host family, mas quando eu precisava eles estavam lá pra mim, como no dia em que eu fiquei doente, ou quando não fui bem numa entrevista de emprego e até mesmo quando a saudade de casa era maior do que nunca. Você não será colocado numa família que não se encaixe com você, normalmente é preenchido um formulário onde perguntam sobre a sua rotina aqui, restrições alimentares, se prefere casa com ou sem crianças ou animais, tudo para tentarem arrumar a melhor opção possível para reduzir o choque de estar no meio de outra família. Vai que você e sua host family se completam e de quebra você ganha uma família em outro país para sempre ter contato? E perder isso pelo medo? Acho que não.

Eu e minhas amigas coreanas. I miss you, girls, so much! Love you all!
"E se eu não fizer amigos?"

Relaxa que sempre tem pessoas chegando na mesma data e assim como você elas estão nervosas e querendo fazer amigos. Pode ser que demore um pouquinho a ter um grupo maior de amigos, além do fato que a relação vai ser um pouco diferente das daqui, muitas vezes são pessoas de nações diferentes, culturas e tudo muito variado, mas nem por isso são amigos piores. Os amigos que eu fiz no meu intercâmbio moram pra sempre no meu coração, mesmo não falando tanto com eles eu tenho memórias de momentos únicos que só eles poderiam me dar. Se não fossem minhas lindas amigas coreanas eu jamais saberia o que pedir em um restaurante típico, talvez nem iria se não fossem elas, e esse foi um dia hilário e inesquecível. Esteja aberto a pessoas novas, não fique se prendendo a sua vida daqui, se dê o direito de viver. Meu pai vivia me dizendo pra esquecer um pouco do Brasil e me entregar ao Canadá. Nem sempre é fácil, mas se você não tentar nunca vai acontecer.


"E se eu não gostar do lugar?"

Pesquise, pesquise muito! Na era da internet isso é muito fácil. Antes de definir pesquise sobre a cidade, o país, se você tem dinheiro para sobreviver lá, vale até fazer aqueles testes de "qual a sua cidade". Não vá só porque alguém fala muito sobre um lugar. Muita gente fica curioso com Vancouver por minha causa e olha que essa nem foi a minha primeira opção, meu sonho era ir pra Londres! Mas fazendo as contas com meu pai ele disse que daria pra pagar ou três meses em Londres ou oito no Canadá. Eu fui fominha e quis passar oito meses. Na boa, não trocaria Vancouver por nada. Deixa o destino influenciar um pouco, você pode se surpreender e muito. E se você chegar no seu destino e não for como você esperava, converse com colegas, com nativos e quem mais tiver para descobrir programas diferentes, saia com as pessoas para lugares inesperados. Na minha escola tinha uma pessoa responsável sobre passeios pela cidade e às vezes eu sentava com a Jordan (a tal pessoa responsável por isso) e pegava várias dicas de lugares para visitar, restaurantes, comidas, tudo que ela tinha pra falar eu ia absorvendo! Participe de clubes! Na minha escola tinha o Photo Club onde a gente saia com um professor pela região próxima a escola para conhecer lugares e fotografar. Descobri lugares lindos que eu jamais acharia se não fosse esse tipo de coisa.


"Mas e a minha vida aqui?"

Tudo depende do tempo da sua viagem. Três meses é mole de aguentar, passa que nem sente. Seis meses já pesa mais um pouco, mas é só metade do ano. Nós já estamos no mês seis de 2015, parece que já se foi todo esse tempo desde o ano novo? Nenhum tempo é tão impossível assim. Mas é aquela coisa, tudo já tem que ser resolvido de antes, bem pensado. Seus compromissos daqui estão sobre controle, não estão? Então desapega um pouco. E qualquer coisa, volto aquele velho ponto: estamos na era da internet. Dá pra resolver qualquer problema à distância.


"E meu namoro?"

Sua viagem não surgiu de repente, ela foi planejada. Logo, você e seu namorado (ou namorada, marque sua opção por aqui) já conversaram sobre isso. Se decidiram continuar o namoro vai ter que ter compreensão, paciência e ciúmes sob controle. Caso você ai lendo seja a pessoa que fica no Brasil, não seja aquele chato que reclama que seu parceiro só fala das pessoas de lá ou da cidade em que ele está. PELO AMOR DE DEUS! A vida da pessoa está no outro país! É óbvio que tudo que ela tem pra falar se trata disso. Mostre interesse pelo que ela ta vivendo, não seja o mala que faz bico a cada vez que ela fala disso, e isso vale se você é amigo também, ta? To de olho em vocês. Mas dando pausa no esporro básico e voltando ao que interessa: conheço casais que ficaram bem à distância, outros que nem tanto. Lembrem-se que isso é temporário, é um investimento na vida de um de vocês. A pessoa que ficou pode ir tentar visitar o outro dependendo do tempo de viagem. O que também pode acontecer é vocês optarem por dar um tempo ou terminar antes da viagem acontecer. Se esse for o caso ou se o seu namoro acabar enquanto você tá no intercâmbio não passe o tempo todo sofrendo, ai você ta jogando dinheiro fora. Te dou o direito de chorar um ou dois dias, depois ocupa sua vida na viagem e se quiser ou precisar deixa pra sofrer quando voltar. E agora voltando a dar bronca no namorado que fica: se você terminar quando a pessoa estiver perto de voltar ou falar que ta se sentindo muito sozinho no Brasil, eu juro que eu quero te bater. Isso não se faz! Estive do lado de pessoas que tiveram esse término e é cruel. A pessoa ta em outro país! Não se faz esse tipo de coisa! E também nada de trair, né? Vamos ter respeito com as pessoas. Exceto se você e seu namorado tiverem concordado de manter uma relação aberta, mas ai é outra história.


"E meus amigos?"

Vou admitir, pra mim essa foi uma das dúvidas maiores. Vou explicar, eu ia ficar oito meses longe, em vida de faculdade esse é o tempo de dois períodos. Isso é muita coisa, mas pensando friamente, minhas preocupações eram mais com o momento em que eu voltasse. Eles ainda seriam tão meus amigos assim? Eu voltaria para a faculdade tendo que fazer novos amigos, de novo já que a minha turma estaria dois semestres à frente? E meus amigos de fora da faculdade? Poxa, eu já via eles menos do que antes e ainda passaria tanto tempo longe? Eu estava me sabotando sem perceber, mas depois de muito conversar com as pessoas e até refletir sozinha eu cheguei a conclusão que se um intercâmbio fosse me fazer perder amigos, eu não era tão importante assim para eles como eu imaginava. E isso é verdade, sim, eu voltei e alguns amigos se afastaram, pois eu só falava do meu intercâmbio, ou até que eu estava me achando melhor do que quem ficou (sério, eu ouvi essa de uma grande amiga na época), mas outros amigos ficaram mais amigos durante a viagem ou até quando voltei. Pessoas que eu não esperava faziam questão de falar comigo no Skype sempre que possível e outras marcavam de me ver várias vezes logo que eu voltei. Algumas pessoas se afastam da gente em diversos pontos das nossas vidas, mas outras aparecem e uns que você não levava tanto em consideração se mostram amigos maravilhosos e eles não ligam se você ta longe, eles se preocupam com você! E isso é um amigo de verdade. Se a pessoa não consegue ver você realizar um sonho, me desculpe, mas não é amigo. E na minha experiência, a volta não foi tão "traumática" como eu me preocupava. Sim, eu fiquei de fora de muitas histórias e piadas internas, mas eu também vivi as minhas e com o tempo eu já estava no meio das novas histórias com os meus amigos.


"E se eu quiser voltar antes?"

Okay, você foi, passou um tempo, relutou, tentou ver as coisas de maneira diferente, mas ainda assim quer voltar? Primeiro pensa a quanto tempo você ta ai? Se for por em torno de um mês, espera, as coisas podem melhorar. Alguns amigos meus saíram daqui em janeiro e ao chegar em Vancouver no inverno, frio com dias mega curtos ficaram assustados. O choque é grande e eles pensaram em voltar correndo, mas se acalmaram e ficaram. Acabaram ficando até o final. Controla a ansiedade se a vontade de voltar começar a bater. Sei que existem casos bem graves e esses são outro nível, mas se o seu caso é por algo pequeno, segura a onda, tenta fazer novos programas, novos amigos e vê se melhora. Se outros meses passarem e nada for solucionado, ai sim pode ser que esse tipo de vida não seja para você.

Saudades de casa todo mundo tem, sempre tem um dia que você quer jogar tudo pro alto e ir embora. Só que temos que ser sensatos e colocar a razão para falar mais alto que o emocional. E nunca, pra nada na sua vida, deixe o medo falar mais alto e te impedir de fazer algo que seja um sonho. Vai por mim, o arrependimento de não ter feito é um peso muito grande para carregar. E fazer um intercâmbio nunca vai ser um arrependimento, é algo bom, gigantesco e maravilhoso demais para gerar sentimentos ruins.

Não to dizendo que meu intercâmbio foi perfeito. Ele teve altos e baixos, uns bem baixos até. Mas eu to viva e aprendi muito mais do que só inglês. Hoje, com a experiência que tenho, algumas coisas seriam feitas bem diferentes. Mas se certas coisas não tivessem dado errado eu não saberia como fazê-las diferentes e nem poderia dar tantas dicas aqui para vocês, né?

Espero de coração que tenham gostado. Escrevi esse post com muito amor e qualquer dúvida, medo ou receio que tiverem podem deixar nos comentários ou até mesmo me mandar um e-mail que tentarei ajudar da melhor maneira possível.

x.o.x.o

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Planejando o seu Intercâmbio: 1 mês antes

Oi, tudo bem?

Depois de muito enrolar e demorar voltei pra dar continuidade a série Guia do Intercâmbio. O post de 1 ano antes já foi ao ar e você pode vê-lo clicando aqui! Outros posts virão e eu aceito (e quero) o máximo de sugestões e dúvidas possíveis.

Bem, no post anterior eu dei todas as dicas do que você deve fazer com o máximo de antecedência possível, podendo ser mais ou menos que um ano. E esse aqui vai seguir a mesma lógica, o "1 mês" é mais ilustrativo, digamos assim, mas você pode fazer essas coisas em mais ou em menos tempo.

Você com certeza já sabe para qual país você quer ir então a gente precisa conversar sobre aquelas coisinhas técnicas e chatas, mas que são essenciais pra você sair do país. Sim, os documentos.


Documentação:

Para cada país a papelada necessária será diferente e terá prazos diferentes, então esse é o tipo de dica que é bom fazer com mais de um mês. O país que você vai precisa de visto? Para estudar tem um específico ou vale o de turismo? E se você for trabalhar? Precisa de exame médico? Ou vacina?
Uma dica de ouro: não siga ao pé da letra o que alguém que já fez intercâmbio disse para você fazer. Leis mudam. Por exemplo, quando eu fui pro Canadá era necessário um visto de estudo e um de trabalho e se você fosse passar mais que seis meses era necessário fazer exames com um médico credenciado. Hoje já é bem diferente, você não pode mais trabalhar e o visto de estudo não é mais necessário, se você vai estudar o visto de turismo é o usado. Viu como mudou? E não tem tanto tempo que eu fui. Então sempre procure nos sites mais atualizados possíveis, de preferência no site do governo do país.
Ah, e sempre cuidado com greves no correio, você não quer perder sua viagem por algo tão bobo, né? Então sempre fique atento a essas situações na hora de emitir seu visto. E também não faça como eu que deixou para a última hora e passou um tormento sem fim. Eu iria viajar na sexta e meu passaporte só chegou com o visto na quarta! Não tinha pessoa mais tensa do que eu e mãe mais nervosa do que a minha. Ouça meu conselho, não faça essas burradas. Se adiante, mande tudo certinho, leia os protocolos vinte vezes, peça para outra pessoa conferir, envie com antecedência e poupe seus nervos e coração.


Clima:

Essa é a hora de pesquisar no Sr. Google qual a temperatura média nos anos anteriores da época em que você estará viajando. Para finalidades de: mala! Vai estar frio? Calor? Chove muito? Neva? Ou é deserto feelings?
A preocupação maior é sempre com o frio, principalmente para brasileiros de lugares quentes, eu sou carioca e calorenta, então eu não tenho casacos resistentes. Mas minha tia é paulista e me emprestou alguns. Você tem alguém de quem pegar emprestado? Ou vai ter que comprar? Leva pelo menos um, não vai nessa de comprar quando chegar lá, vai que você não acha algum que te agrade ou de um preço razoável. Ninguém merece ficar congelando por algo tão bobo. Outra coisa sempre boa de levar é guarda-chuva, uma sombrinha custa uns R$10 e é pequena então nem incomoda muito na mala, e nunca se sabe se vai chover antes de você ter tempo de comprar um. Então, gaste seu dinheiro lá com coisas mais interessantes. Se seu destino estará numa época quente e sem chuva, ai é só sucesso, mas mesmo assim não custa levar certas coisas de garantia. Mas não exagera que nem eu que levou um zilhão de coisas com medo do apocalipse zumbi acontecer. Por exemplo, eu sabia que eu ia pegar o verão de Vancouver no meio do intercâmbio, ai levei um biquíni. Usei de teimosa por baixo da roupa quando ia passear na praia, porque batia um ventinho gelado que não me deixou ficar igual nas praias do Rio.


Passagem aérea:

Já tem sua passagem? Essa é outra coisa que quanto antes, melhor e nesse caso, mais barato. Se seu voo for com conexão, não faça uma curtinha, sempre existe a chance de atrasos, aeroporto cheio, ter que passar pela imigração... E não tem coisa pior do que correr pelo aeroporto e perder seu voo.
Tenha sempre atenção com as especificações da companhia aérea, quantidade, peso e tamanho da bagagem variam de empresa para empresa e de trajeto nacional para internacional. No site da companhia tem todas as informações necessárias, por isso leia e aprenda seus direitos para poder questionar caso algum problema aconteça. Ah, se pesar suas malas em casa é bom não estar com o peso muito perto do limite, pois a sua balança pode dar diferença para a do aeroporto e cara, excesso de bagagem é um absurdo de caro. E também, você vai comprar coisas lá, não faça igual essa aqui que levou duas malas cheias e depois teve que comprar uma terceira para dar conta de tudo.


Hábitos e programações:

Juntei esses dois tópicos para não deixar o texto muito gigantesco, o que ele já vai ser, mas queria dar uma minimizada.
Quem vai viajar sempre gosta de ler tudo possível sobre o destino, eu pelo menos sou assim. Procure passeios turísticos e aqueles não tão óbvios, como você vai passar mais tempo do que o mero turista pode tentar ir em dias menos cheios ou até mais baratos. Novamente eu com meus exemplos: em Vancouver alguns museus bem legais ficam mais baratos em alguns dias da semana ou a partir de um certo horário e não tem nada mais divertido do que passear em locais não tão cheios ou naqueles que os turistas não vão. Aproveite! Domine a cidade! Conquiste-a, explore-a, se apaixone por lugares incríveis, seja feliz! Olha, eu tive muitas dores de cabeça durante meu intercâmbio, mas uma coisa que eu posso dizer com toda a certeza do mundo é que eu fui feliz e que eu amo Vancouver de todo o meu coração, porque aquela cidade virou meu lar.
Mas tome cuidado para não dar certas mancadas. E as mancadas que a maioria das pessoas dão são em relações aos hábitos. É um país totalmente diferente do seu, então cuidado e atenção, pesquise sobre isso, certas coisas só se aprendem vivendo, mas outras já foram explicadas por alguém na internet. Exemplo da tia Déh: em Vancouver, você não precisa fazer sinal pro ônibus, se tem alguém no ponto da rota dele, ele vai parar. Canadenses tem um espaço pessoal maior que brasileiros e não ficam muito próximos um do outro para conversar nem nada do tipo, tanto que dificilmente você verá um transporte público lotado como os daqui, eles não entram no trem se ele está muito cheio, o próximo vem em alguns minutos eles podem esperar. E canadenses são muito pontuais e educados, num nível assustador em relação ao nosso país. Essas coisas eu já tinha lido na internet, então poupe-se do mico. Óbvio que eu paguei micos e muitos, mas os que a gente pode minimizar, a gente minimiza, né?


Bagagem e o que levar:

Como eu disse anteriormente, você já pode descobrir tanto o clima como quantas malas você pode levar. Então essa é a hora de providenciar tudo, não é para já fazer as malas, mas ver se a mala que você tem serve, ou se você precisará de algo que você ainda não tem. Essa é a hora de ir às compras com calma. Já vá fazendo um checklist mental do que você precisa levar e anote o que precisa ser comprado ou consertado. Se você tem um casaco de frio que quer levar, pode ser bom conferir se ele está num bom estado e lavar caso ele fique muito tempo guardado. Você vai precisar levar material para estudar? Se você morar em casa de família, vai levar presentinhos?Travesseiro de pescoço para o voo? Já dê uma pensada nas roupas que você pretende levar, confira se estão todas no esquema, evite de usar essas quando estiver perto da viagem para não levar nada sujo ou não poder levar.
Uma coisa que eu fiz foi um diário de viagem, então encomendei um caderninho lindinho que é meu xodó e pedi para os meus amigos deixarem recadinhos nas primeiras páginas e só li no avião, chorei litros e sempre relia quando queria matar a saudade. Além de escrever algumas das minhas aventuras. Um erro meu foi não ter escrito todos os dias, ficava de preguiça e hoje muitas coisas só estão na memória e elas não vão durar para sempre, infelizmente.


Em breve teremos o post para 1 semana antes da viagem! Esse post não ficou bem como eu gostaria, mas em breve eu posso atualizar ele. Deixem nos comentários o que vocês acharam e suas perguntas, vai que ela não vira o tema de uma postagem?
É isso, galera, obrigada por lerem até aqui! E foi escrevendo esse post que eu percebi quantas situações complicadas eu passei em aeroportos e aviões. Sim, todas as dicas foram escritas em base de experiência própria. Mas não se preocupem, eu farei um post dando dicas sobre isso e vocês serão poupados dos problemas que eu já vivi.

x.o.x.o

P.S.: Todas as imagens foram retiradas do We Heart It. Um próximo post de intercâmbio pode ter algumas das minhas (muitas) fotos, o que acham?

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Checklist de Viagens



Oi gente, tudo bem?

Passeando pelos meus blogs favoritos eu me deparei com um planner para viagens longas feito pela Loma Sernaiotto que me ganhou! E por isso eu decidi compartilhar ele aqui já que amanhã eu darei inicio a uma série de posts sobre intercâmbio então nada melhor do que ter algo que te ajude a se organizar.

Adoraria ter tido um desses antes das minhas viagens, mas ele com certeza vai ser usado para as futuras. E uma dica: só risque do checklist quando já tiver colocado na mala. Pois vai que você separa, risca da lista e quando vai ver não tinha colocado e se confundiu? Você não quer ter que comprar algo como um secador de cabelo quando você tem um bom em casa, né?

Esse planner tem um checklist já pré-montado, mas com espaço para colocar outras coisas que você precise, uma lista para as coisas que você quer comprar (e com espaço para anotar o preço delas no Brasil), lugares para visitar e coisas que você tem que fazer antes e durante a viagem. Quer melhor que isso? Ele é lindo e de graça!

Já já aqui no Bittersweet vamos ter vários posts de organização de intercâmbio e viagens e vocês vão poder encher esse planner da Lominha.

Para baixar o bendito Planner é só clicar aqui e ser feliz e organizado. =)

Se vocês gostarem desse tipo de post é só deixar nos comentários que eu trago muitos outros já que eu sou a louca das listas, caderninhos, calendários, agendas...

x.o.x.o