quinta-feira, 23 de julho de 2015

Medos e receios do Intercâmbio

Oi, tudo bem?

Esse post já ta em produção tem um tempo, queria manter postando na sexta sobre intercâmbio, mas essa semana vai ser diferente, ta? Espero que gostem.

A ideia desse post veio durante uma conversa com meu namorado (Obrigada, amor!) e muitas vezes quando eu converso sobre intercâmbio com as pessoas elas dizem que eu sou muito corajosa e que elas não seriam capazes de fazer o mesmo que eu. E para mim isso é algo estranho a se pensar, pois fazer um intercâmbio sempre foi um sonho então não necessitou de tanta coragem assim. Foi mais vontade de realizar, de me transformar, reformular a minha vida.
Esse post não é muito um guia, é mais uma conversa e quem sabe o empurrãozinho necessário?

Muitas pessoas tem a mania (sim, mania) de colocar barreiras e obstáculos para tudo, principalmente para realizar sonhos. Mas pensa comigo, do que adianta se impedir, se privar, o que você vai ganhar? Provavelmente, um grande arrependimento. E hoje eu venho aqui para contornar todos esses obstáculos que você ta impondo no caminho do seu sonho! Se você realmente quer fazer algo, corra atrás, não deixe o medo te impedir e nem aqueles "e se?"

Meu intercâmbio me ensinou isso

"E se eu sentir muita saudade de casa?"

Se você não sentir tem algo errado. Sentir saudades é normal, na minha opinião é o sentimento que movimenta as pessoas. Se faz falta é porque importa. Sua família importa, seus amigos importam. Sim, no começo é assustador, você percebe o tamanho do mundo e o quão insignificante a gente é no meio de tanta gente, mas essa sensação passa. Você começa a conhecer pessoas e lugares que você nunca conheceria se não tivesse saído da sua zona do conforto. Nesse post aqui eu falei brevemente sobre o meu diário de viagem e que ele tinha recadinhos dos meus amigos e familiares e cara, foi isso que me manteve sã alguns dias. Escrever nesse diário nos dias ruins também ajudava, quando a saudade ficava maior que tudo, colocar os sentimentos no papel e até chorar um pouco aliviava. Não seja uma dessas pessoas que vai sofrer no facebook, ainda mais quando você ta em outro país, não traz nada de bom. Sua família e amigos ficam preocupados e outras pessoas ficam julgando que você invés de curtir ta sofrendo, vi situações assim acontecerem e não fez bem nenhum pra saudade de quem escreveu. Hoje eu olho pra trás e sabe do que eu sinto falta? Da minha vida lá, de não ter feito mais do que fiz, de não ter tirado mais fotos, sinto falta de como eu me sentia feliz, independente e livre.


"E se eu não me der bem com a família/colegas de casa?"

Algumas pessoas optam por morar em casa de família (tipo eu), outras vão morar em apartamentos com outros estudantes, mas pelo menos na minha escola você pelo menos passava um mês na casa de família. Se você não se deu bem com a família, não se sinta mal de procurar alguém (ou da sua escola ou que arrumou o seu programa) para mudar de casa. Ou se você não quiser sair da casa que você está, sinta-se livre para conversar com a família sobre o que te incomoda. Alguns dias eu tive dores de cabeça com a minha host family, mas quando eu precisava eles estavam lá pra mim, como no dia em que eu fiquei doente, ou quando não fui bem numa entrevista de emprego e até mesmo quando a saudade de casa era maior do que nunca. Você não será colocado numa família que não se encaixe com você, normalmente é preenchido um formulário onde perguntam sobre a sua rotina aqui, restrições alimentares, se prefere casa com ou sem crianças ou animais, tudo para tentarem arrumar a melhor opção possível para reduzir o choque de estar no meio de outra família. Vai que você e sua host family se completam e de quebra você ganha uma família em outro país para sempre ter contato? E perder isso pelo medo? Acho que não.

Eu e minhas amigas coreanas. I miss you, girls, so much! Love you all!
"E se eu não fizer amigos?"

Relaxa que sempre tem pessoas chegando na mesma data e assim como você elas estão nervosas e querendo fazer amigos. Pode ser que demore um pouquinho a ter um grupo maior de amigos, além do fato que a relação vai ser um pouco diferente das daqui, muitas vezes são pessoas de nações diferentes, culturas e tudo muito variado, mas nem por isso são amigos piores. Os amigos que eu fiz no meu intercâmbio moram pra sempre no meu coração, mesmo não falando tanto com eles eu tenho memórias de momentos únicos que só eles poderiam me dar. Se não fossem minhas lindas amigas coreanas eu jamais saberia o que pedir em um restaurante típico, talvez nem iria se não fossem elas, e esse foi um dia hilário e inesquecível. Esteja aberto a pessoas novas, não fique se prendendo a sua vida daqui, se dê o direito de viver. Meu pai vivia me dizendo pra esquecer um pouco do Brasil e me entregar ao Canadá. Nem sempre é fácil, mas se você não tentar nunca vai acontecer.


"E se eu não gostar do lugar?"

Pesquise, pesquise muito! Na era da internet isso é muito fácil. Antes de definir pesquise sobre a cidade, o país, se você tem dinheiro para sobreviver lá, vale até fazer aqueles testes de "qual a sua cidade". Não vá só porque alguém fala muito sobre um lugar. Muita gente fica curioso com Vancouver por minha causa e olha que essa nem foi a minha primeira opção, meu sonho era ir pra Londres! Mas fazendo as contas com meu pai ele disse que daria pra pagar ou três meses em Londres ou oito no Canadá. Eu fui fominha e quis passar oito meses. Na boa, não trocaria Vancouver por nada. Deixa o destino influenciar um pouco, você pode se surpreender e muito. E se você chegar no seu destino e não for como você esperava, converse com colegas, com nativos e quem mais tiver para descobrir programas diferentes, saia com as pessoas para lugares inesperados. Na minha escola tinha uma pessoa responsável sobre passeios pela cidade e às vezes eu sentava com a Jordan (a tal pessoa responsável por isso) e pegava várias dicas de lugares para visitar, restaurantes, comidas, tudo que ela tinha pra falar eu ia absorvendo! Participe de clubes! Na minha escola tinha o Photo Club onde a gente saia com um professor pela região próxima a escola para conhecer lugares e fotografar. Descobri lugares lindos que eu jamais acharia se não fosse esse tipo de coisa.


"Mas e a minha vida aqui?"

Tudo depende do tempo da sua viagem. Três meses é mole de aguentar, passa que nem sente. Seis meses já pesa mais um pouco, mas é só metade do ano. Nós já estamos no mês seis de 2015, parece que já se foi todo esse tempo desde o ano novo? Nenhum tempo é tão impossível assim. Mas é aquela coisa, tudo já tem que ser resolvido de antes, bem pensado. Seus compromissos daqui estão sobre controle, não estão? Então desapega um pouco. E qualquer coisa, volto aquele velho ponto: estamos na era da internet. Dá pra resolver qualquer problema à distância.


"E meu namoro?"

Sua viagem não surgiu de repente, ela foi planejada. Logo, você e seu namorado (ou namorada, marque sua opção por aqui) já conversaram sobre isso. Se decidiram continuar o namoro vai ter que ter compreensão, paciência e ciúmes sob controle. Caso você ai lendo seja a pessoa que fica no Brasil, não seja aquele chato que reclama que seu parceiro só fala das pessoas de lá ou da cidade em que ele está. PELO AMOR DE DEUS! A vida da pessoa está no outro país! É óbvio que tudo que ela tem pra falar se trata disso. Mostre interesse pelo que ela ta vivendo, não seja o mala que faz bico a cada vez que ela fala disso, e isso vale se você é amigo também, ta? To de olho em vocês. Mas dando pausa no esporro básico e voltando ao que interessa: conheço casais que ficaram bem à distância, outros que nem tanto. Lembrem-se que isso é temporário, é um investimento na vida de um de vocês. A pessoa que ficou pode ir tentar visitar o outro dependendo do tempo de viagem. O que também pode acontecer é vocês optarem por dar um tempo ou terminar antes da viagem acontecer. Se esse for o caso ou se o seu namoro acabar enquanto você tá no intercâmbio não passe o tempo todo sofrendo, ai você ta jogando dinheiro fora. Te dou o direito de chorar um ou dois dias, depois ocupa sua vida na viagem e se quiser ou precisar deixa pra sofrer quando voltar. E agora voltando a dar bronca no namorado que fica: se você terminar quando a pessoa estiver perto de voltar ou falar que ta se sentindo muito sozinho no Brasil, eu juro que eu quero te bater. Isso não se faz! Estive do lado de pessoas que tiveram esse término e é cruel. A pessoa ta em outro país! Não se faz esse tipo de coisa! E também nada de trair, né? Vamos ter respeito com as pessoas. Exceto se você e seu namorado tiverem concordado de manter uma relação aberta, mas ai é outra história.


"E meus amigos?"

Vou admitir, pra mim essa foi uma das dúvidas maiores. Vou explicar, eu ia ficar oito meses longe, em vida de faculdade esse é o tempo de dois períodos. Isso é muita coisa, mas pensando friamente, minhas preocupações eram mais com o momento em que eu voltasse. Eles ainda seriam tão meus amigos assim? Eu voltaria para a faculdade tendo que fazer novos amigos, de novo já que a minha turma estaria dois semestres à frente? E meus amigos de fora da faculdade? Poxa, eu já via eles menos do que antes e ainda passaria tanto tempo longe? Eu estava me sabotando sem perceber, mas depois de muito conversar com as pessoas e até refletir sozinha eu cheguei a conclusão que se um intercâmbio fosse me fazer perder amigos, eu não era tão importante assim para eles como eu imaginava. E isso é verdade, sim, eu voltei e alguns amigos se afastaram, pois eu só falava do meu intercâmbio, ou até que eu estava me achando melhor do que quem ficou (sério, eu ouvi essa de uma grande amiga na época), mas outros amigos ficaram mais amigos durante a viagem ou até quando voltei. Pessoas que eu não esperava faziam questão de falar comigo no Skype sempre que possível e outras marcavam de me ver várias vezes logo que eu voltei. Algumas pessoas se afastam da gente em diversos pontos das nossas vidas, mas outras aparecem e uns que você não levava tanto em consideração se mostram amigos maravilhosos e eles não ligam se você ta longe, eles se preocupam com você! E isso é um amigo de verdade. Se a pessoa não consegue ver você realizar um sonho, me desculpe, mas não é amigo. E na minha experiência, a volta não foi tão "traumática" como eu me preocupava. Sim, eu fiquei de fora de muitas histórias e piadas internas, mas eu também vivi as minhas e com o tempo eu já estava no meio das novas histórias com os meus amigos.


"E se eu quiser voltar antes?"

Okay, você foi, passou um tempo, relutou, tentou ver as coisas de maneira diferente, mas ainda assim quer voltar? Primeiro pensa a quanto tempo você ta ai? Se for por em torno de um mês, espera, as coisas podem melhorar. Alguns amigos meus saíram daqui em janeiro e ao chegar em Vancouver no inverno, frio com dias mega curtos ficaram assustados. O choque é grande e eles pensaram em voltar correndo, mas se acalmaram e ficaram. Acabaram ficando até o final. Controla a ansiedade se a vontade de voltar começar a bater. Sei que existem casos bem graves e esses são outro nível, mas se o seu caso é por algo pequeno, segura a onda, tenta fazer novos programas, novos amigos e vê se melhora. Se outros meses passarem e nada for solucionado, ai sim pode ser que esse tipo de vida não seja para você.

Saudades de casa todo mundo tem, sempre tem um dia que você quer jogar tudo pro alto e ir embora. Só que temos que ser sensatos e colocar a razão para falar mais alto que o emocional. E nunca, pra nada na sua vida, deixe o medo falar mais alto e te impedir de fazer algo que seja um sonho. Vai por mim, o arrependimento de não ter feito é um peso muito grande para carregar. E fazer um intercâmbio nunca vai ser um arrependimento, é algo bom, gigantesco e maravilhoso demais para gerar sentimentos ruins.

Não to dizendo que meu intercâmbio foi perfeito. Ele teve altos e baixos, uns bem baixos até. Mas eu to viva e aprendi muito mais do que só inglês. Hoje, com a experiência que tenho, algumas coisas seriam feitas bem diferentes. Mas se certas coisas não tivessem dado errado eu não saberia como fazê-las diferentes e nem poderia dar tantas dicas aqui para vocês, né?

Espero de coração que tenham gostado. Escrevi esse post com muito amor e qualquer dúvida, medo ou receio que tiverem podem deixar nos comentários ou até mesmo me mandar um e-mail que tentarei ajudar da melhor maneira possível.

x.o.x.o

Nenhum comentário:

Postar um comentário