sexta-feira, 29 de maio de 2015

Planejando o seu Intercâmbio: 1 mês antes

Oi, tudo bem?

Depois de muito enrolar e demorar voltei pra dar continuidade a série Guia do Intercâmbio. O post de 1 ano antes já foi ao ar e você pode vê-lo clicando aqui! Outros posts virão e eu aceito (e quero) o máximo de sugestões e dúvidas possíveis.

Bem, no post anterior eu dei todas as dicas do que você deve fazer com o máximo de antecedência possível, podendo ser mais ou menos que um ano. E esse aqui vai seguir a mesma lógica, o "1 mês" é mais ilustrativo, digamos assim, mas você pode fazer essas coisas em mais ou em menos tempo.

Você com certeza já sabe para qual país você quer ir então a gente precisa conversar sobre aquelas coisinhas técnicas e chatas, mas que são essenciais pra você sair do país. Sim, os documentos.


Documentação:

Para cada país a papelada necessária será diferente e terá prazos diferentes, então esse é o tipo de dica que é bom fazer com mais de um mês. O país que você vai precisa de visto? Para estudar tem um específico ou vale o de turismo? E se você for trabalhar? Precisa de exame médico? Ou vacina?
Uma dica de ouro: não siga ao pé da letra o que alguém que já fez intercâmbio disse para você fazer. Leis mudam. Por exemplo, quando eu fui pro Canadá era necessário um visto de estudo e um de trabalho e se você fosse passar mais que seis meses era necessário fazer exames com um médico credenciado. Hoje já é bem diferente, você não pode mais trabalhar e o visto de estudo não é mais necessário, se você vai estudar o visto de turismo é o usado. Viu como mudou? E não tem tanto tempo que eu fui. Então sempre procure nos sites mais atualizados possíveis, de preferência no site do governo do país.
Ah, e sempre cuidado com greves no correio, você não quer perder sua viagem por algo tão bobo, né? Então sempre fique atento a essas situações na hora de emitir seu visto. E também não faça como eu que deixou para a última hora e passou um tormento sem fim. Eu iria viajar na sexta e meu passaporte só chegou com o visto na quarta! Não tinha pessoa mais tensa do que eu e mãe mais nervosa do que a minha. Ouça meu conselho, não faça essas burradas. Se adiante, mande tudo certinho, leia os protocolos vinte vezes, peça para outra pessoa conferir, envie com antecedência e poupe seus nervos e coração.


Clima:

Essa é a hora de pesquisar no Sr. Google qual a temperatura média nos anos anteriores da época em que você estará viajando. Para finalidades de: mala! Vai estar frio? Calor? Chove muito? Neva? Ou é deserto feelings?
A preocupação maior é sempre com o frio, principalmente para brasileiros de lugares quentes, eu sou carioca e calorenta, então eu não tenho casacos resistentes. Mas minha tia é paulista e me emprestou alguns. Você tem alguém de quem pegar emprestado? Ou vai ter que comprar? Leva pelo menos um, não vai nessa de comprar quando chegar lá, vai que você não acha algum que te agrade ou de um preço razoável. Ninguém merece ficar congelando por algo tão bobo. Outra coisa sempre boa de levar é guarda-chuva, uma sombrinha custa uns R$10 e é pequena então nem incomoda muito na mala, e nunca se sabe se vai chover antes de você ter tempo de comprar um. Então, gaste seu dinheiro lá com coisas mais interessantes. Se seu destino estará numa época quente e sem chuva, ai é só sucesso, mas mesmo assim não custa levar certas coisas de garantia. Mas não exagera que nem eu que levou um zilhão de coisas com medo do apocalipse zumbi acontecer. Por exemplo, eu sabia que eu ia pegar o verão de Vancouver no meio do intercâmbio, ai levei um biquíni. Usei de teimosa por baixo da roupa quando ia passear na praia, porque batia um ventinho gelado que não me deixou ficar igual nas praias do Rio.


Passagem aérea:

Já tem sua passagem? Essa é outra coisa que quanto antes, melhor e nesse caso, mais barato. Se seu voo for com conexão, não faça uma curtinha, sempre existe a chance de atrasos, aeroporto cheio, ter que passar pela imigração... E não tem coisa pior do que correr pelo aeroporto e perder seu voo.
Tenha sempre atenção com as especificações da companhia aérea, quantidade, peso e tamanho da bagagem variam de empresa para empresa e de trajeto nacional para internacional. No site da companhia tem todas as informações necessárias, por isso leia e aprenda seus direitos para poder questionar caso algum problema aconteça. Ah, se pesar suas malas em casa é bom não estar com o peso muito perto do limite, pois a sua balança pode dar diferença para a do aeroporto e cara, excesso de bagagem é um absurdo de caro. E também, você vai comprar coisas lá, não faça igual essa aqui que levou duas malas cheias e depois teve que comprar uma terceira para dar conta de tudo.


Hábitos e programações:

Juntei esses dois tópicos para não deixar o texto muito gigantesco, o que ele já vai ser, mas queria dar uma minimizada.
Quem vai viajar sempre gosta de ler tudo possível sobre o destino, eu pelo menos sou assim. Procure passeios turísticos e aqueles não tão óbvios, como você vai passar mais tempo do que o mero turista pode tentar ir em dias menos cheios ou até mais baratos. Novamente eu com meus exemplos: em Vancouver alguns museus bem legais ficam mais baratos em alguns dias da semana ou a partir de um certo horário e não tem nada mais divertido do que passear em locais não tão cheios ou naqueles que os turistas não vão. Aproveite! Domine a cidade! Conquiste-a, explore-a, se apaixone por lugares incríveis, seja feliz! Olha, eu tive muitas dores de cabeça durante meu intercâmbio, mas uma coisa que eu posso dizer com toda a certeza do mundo é que eu fui feliz e que eu amo Vancouver de todo o meu coração, porque aquela cidade virou meu lar.
Mas tome cuidado para não dar certas mancadas. E as mancadas que a maioria das pessoas dão são em relações aos hábitos. É um país totalmente diferente do seu, então cuidado e atenção, pesquise sobre isso, certas coisas só se aprendem vivendo, mas outras já foram explicadas por alguém na internet. Exemplo da tia Déh: em Vancouver, você não precisa fazer sinal pro ônibus, se tem alguém no ponto da rota dele, ele vai parar. Canadenses tem um espaço pessoal maior que brasileiros e não ficam muito próximos um do outro para conversar nem nada do tipo, tanto que dificilmente você verá um transporte público lotado como os daqui, eles não entram no trem se ele está muito cheio, o próximo vem em alguns minutos eles podem esperar. E canadenses são muito pontuais e educados, num nível assustador em relação ao nosso país. Essas coisas eu já tinha lido na internet, então poupe-se do mico. Óbvio que eu paguei micos e muitos, mas os que a gente pode minimizar, a gente minimiza, né?


Bagagem e o que levar:

Como eu disse anteriormente, você já pode descobrir tanto o clima como quantas malas você pode levar. Então essa é a hora de providenciar tudo, não é para já fazer as malas, mas ver se a mala que você tem serve, ou se você precisará de algo que você ainda não tem. Essa é a hora de ir às compras com calma. Já vá fazendo um checklist mental do que você precisa levar e anote o que precisa ser comprado ou consertado. Se você tem um casaco de frio que quer levar, pode ser bom conferir se ele está num bom estado e lavar caso ele fique muito tempo guardado. Você vai precisar levar material para estudar? Se você morar em casa de família, vai levar presentinhos?Travesseiro de pescoço para o voo? Já dê uma pensada nas roupas que você pretende levar, confira se estão todas no esquema, evite de usar essas quando estiver perto da viagem para não levar nada sujo ou não poder levar.
Uma coisa que eu fiz foi um diário de viagem, então encomendei um caderninho lindinho que é meu xodó e pedi para os meus amigos deixarem recadinhos nas primeiras páginas e só li no avião, chorei litros e sempre relia quando queria matar a saudade. Além de escrever algumas das minhas aventuras. Um erro meu foi não ter escrito todos os dias, ficava de preguiça e hoje muitas coisas só estão na memória e elas não vão durar para sempre, infelizmente.


Em breve teremos o post para 1 semana antes da viagem! Esse post não ficou bem como eu gostaria, mas em breve eu posso atualizar ele. Deixem nos comentários o que vocês acharam e suas perguntas, vai que ela não vira o tema de uma postagem?
É isso, galera, obrigada por lerem até aqui! E foi escrevendo esse post que eu percebi quantas situações complicadas eu passei em aeroportos e aviões. Sim, todas as dicas foram escritas em base de experiência própria. Mas não se preocupem, eu farei um post dando dicas sobre isso e vocês serão poupados dos problemas que eu já vivi.

x.o.x.o

P.S.: Todas as imagens foram retiradas do We Heart It. Um próximo post de intercâmbio pode ter algumas das minhas (muitas) fotos, o que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário